ABOUT
Jawariäli é um projeto musical composto por quatro músicos que desenvolvem estudos sobre a musicalidade e instrumentos étnicos e ancestrais. Sendo composto por duas mulheres e dois homens, cada qual com seu estudo pessoal, permeando por culturas de diferentes regiões do mundo.
Instrumentos, cantos, contos e sonoridades de povos de regiões de toda a África são o estudo introduzido ao projeto Jawariäli por Fabio Mukanya. Sua longa trajetória desbravando os saberes desses povos e propagando tais valores culturais por todo o Brasil e outras partes do mundo, além de seu potente e grave canto unido a toda a experiência como multi-instrumentista étnico, compõem sua participação neste projeto.
A encantadora experiência musical proporcionada pela Harpa Ngoni, instrumento tradicional da região do Mali, África Ocidental, além de outros instrumentos e delicados cantos e composições autorais, são introduzidos ao projeto pela musicista Lili Amancai.
A musicalidade e influências dos povos árabes e do deserto do Marrocos, unidos a um refinado desempenho com os instrumentos de corda, como violão, contrabaixo e outros, além de cantos autorais em árabe, são o estudo e a vida do músico marroquino Hamza Lamrani, que vem desbravando a música de seu povo desde criança, dando vida às suas primeiras composições na adolescência e se firmando neste caminho através de suas viagens e estudos que o atraíram até o Brasil.
Instrumentos musicais do Oriente Médio são introduzidos ao projeto pela musicista Sussu Carollo. Seu estudo sobre o antigo tambor “Bendir” e outros instrumentos ligados aos povos árabes e persas, e a influência dessas culturas antigas em nosso folclore brasileiro, unido a fortes cantos e composições autorais, é a experiência trazida pela artista para somar a este projeto.
O amor pela música dos povos antigos uniu estes sensíveis artistas, nascendo daí uma experiência de união entre o passado, o presente e o futuro.